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Tecnologia humanizada: como o RH pode ajudar nesse processo?

Tecnologia humanizada: como o RH pode ajudar nesse processo?

Com o avanço da tecnologia e aceleração do conhecimento, ficou praticamente impossível entrar em uma empresa sem se deparar com algum tipo de automação de processo ou sistema de gestão integrado entre os departamentos. Essa presença constante e crescente dos dispositivos tecnológicos tem despertado os mais variados sentimentos nos colaboradores, desde percepções boas e interessantes até sensações como ansiedade, medo e insegurança.

Para evitar que estas sensações de insegurança e medo paralisem as atividades ou reduzam a produtividade, é fundamental estabelecer uma política voltada para a humanização no uso das tecnologias dentro das organizações. A tecnologia humanizada faz exatamente isso, ela permite que o colaborador fique menos inseguro e mais integrado ao processo.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e entenda o conceito de tecnologia humanizada e como ela pode ser aplicada na empresa. Confira!

O propósito da tecnologia humanizada

A tecnologia humanizada é uma estratégia de recursos humanos que tem o objetivo de fazer com que a relação entre o ser humano e a máquina seja mais tranquila, igualitária e eficiente.

Ela permite, por exemplo, alterar concepções equivocadas como comparar a agilidade de uma máquina com a capacidade de raciocínio de um ser humano. Nessa abordagem a empresa consegue verificar como as habilidades humanas podem ser articuladas com a capacidade tecnológica. 

Exemplos de uso de tecnologias na empresa

Há algum tempo o uso da tecnologia se limitava apenas em oferecer uma máquina que substituía o trabalho pesado e braçal de um funcionário. Hoje em dia, as tecnologias vão além disso, adentrado para o campo das decisões estratégicas da empresa. Vejamos a seguir. 

Big data

A Big data é uma maneira de coletar e organizar dados brutos recolhidos pelos sistemas de uma empresa. Ele pode ser utilizado como suporte para processos seletivos desempenhados pelo setor de RH.

É o caso, por exemplo, de colher informações advindas das redes sociais ou de formulários preenchidos pelos candidatos para formar currículos digitais. Dessa forma, em vez de analisar uma série de currículos em papéis, agora é possível utilizar os mecanismo de Big Data para auxiliar na triagem de candidatos de forma automatizada.

Mas aqui é importante pontuar uma questão relacionada a tecnologia humanizada. Não se deve escolher exclusivamente um candidato indicado pelo processamento de um algoritmo ou sistema.

Para a escolha do melhor candidato ainda será preciso um olhar experiente e crítico do profissional de RH capaz de avaliar a postura do candidato durante uma entrevista ou outros aspectos presenciais. O humano e o tecnológico se complementam.

Cloud computing

Conhecida também como “Computação em Nuvem”, o cloud computing permite agilizar os processos do setor de recursos humanos da empresa. Isso porque, como as informações ficam armazenadas na internet, é possível acessar qualquer informação a qualquer tempo e em qualquer lugar.

Dessa maneira setor de RH pode buscar informações de seus colaboradores de maneira mais ágil e remota, com o objetivo, por exemplo, de avaliar indicadores de desempenho.

O importante aqui é saber dosar nas quantificações. O setor de RH deve ter uma visão humanizada no sentido de encontrar parâmetros de desempenho que sejam de acordo com o potencial e as dificuldades de cada colaborador. 

Mapeamento de perfil comportamental

A tecnologia também permite mensurar, por meio de testes automatizados, traços comportamentais. Por exemplo, com o uso de uma plataforma de avaliação é possível reunir e apresentar dados de perfil dos colaboradores.

Essas informações podem permitir que a empresa faça direcionamentos estratégicos para montar times de alta performance.

Vale ressaltar que os times mais produtivos e inovadores são aqueles que apresentam variados perfis profissionais. Ou seja, não é interessante reunir em um único time colaboradores com os mesmos perfis. É preciso reunir colaboradores com diferentes habilidades em uma mesma equipe. Dessa forma, a troca de conhecimento circula e o aprimoramento profissional é facilitado.


Como RH pode ajudar na implementação da tecnologia humanizada

Atualmente são inúmeras as possibilidades que a tecnologia pode ser utilizada no ambiente de trabalho. Mas cabe especialmente ao RH definir a abordagem adequada para garantir eficiência na integração entre ser humano e máquina. Existem algumas estratégias para isso, veremos mais a seguir. 

Viabilizar treinamentos a distância

A melhor maneira de fazer com que o colaborador seja familiarizado com um dispositivo eletrônico é por meio do treinamento. Esse tipo de estratégia faz com que o colaborador desenvolva suas habilidades antes mesmo de realizar um trabalho efetivo por meio da tecnologia.

A empresa pode ajudar nesse processo oferecendo treinamentos a distância que fornecem aulas online ou tutorias com atendimento personalizado. 

Criar canais de comunicação simples e acessíveis aos colaboradores

Muitas vezes colaborador deixa de tirar alguma dúvida ou reportar algum erro porque não domina o sistema de comunicação da empresa. Nesse sentido, é importante que a organização ofereça diferentes canais de comunicação que sejam mais acessíveis ao funcionário.

Isso quer dizer, por exemplo, evitar criar formulários muito complexos, com termos técnicos sem descrição explicativa, ou com linguagem que não está de acordo com a formação daquele colaborador.

Estabelecer meios para o compartilhamento do conhecimento

Para que a tecnologia humanizada seja realmente aplicada de maneira orgânica na empresa é importante que todos os colaboradores tenham acesso a ela. Isso pode ser feito por meio do compartilhamento de conhecimento.

Nesse sentido é importante que a empresa tenha uma plataforma onde se encontra centralizado todo material que explica os principais procedimentos e dúvidas no uso de tecnologias na empresa. 

Essas foram algumas informações sobre tecnologia humanizada. É importante destacar que o ambiente tecnológico é uma realidade que veio para ficar e a empresa que melhor fizer a adaptação dos seus funcionários à tecnologia conseguirá ter maior competitividade no mercado. 

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Equipe Sociis RH

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