Como utilizar as mídias sociais para o recrutamento de colaboradores
Os processos de recrutamento e seleção estão entre os mais importantes para o setor de RH, pois são os responsáveis por escolher as pessoas que farão parte da empresa. É fundamental que esses processos sejam bem-feitos e muito bem estruturados para que se consiga contratar bons profissionais, que trarão bons resultados para o negócio.
Nesse sentido, o recrutamento nas mídias sociais tem se mostrado uma alternativa bastante eficiente na seleção dos profissionais. Utilizando as metodologias certas, a empresa encontra os talentos mais adequados para cada vaga, de forma mais ágil e precisa.
Veja qual é a importância das redes sociais na estratégia das empresas e quais são as principais plataformas a serem utilizadas. Confira, também, uma série de dicas para tornar seu recrutamento nas mídias sociais ainda mais eficiente e produtivo.
A importância das mídias sociais na estratégia das empresas
As redes sociais deixaram de ser apenas um canal de entretenimento para se tornarem parte essencial do cotidiano das pessoas e das empresas. Elas trazem conteúdos de diferentes formatos e finalidades, que vão desde memes e curiosidades até notícias e publicidade.
Se antes, as empresas enxergavam as mídias sociais como mais um canal de vendas e marketing, hoje já vemos muitas marcas as utilizando como parte da estratégia de gestão de pessoas e employer branding. Por meio dessas plataformas, as organizações conseguem engajar melhor seus colaboradores, estimulá-los a promover a marca empregadora de forma orgânica e natural, bem como estreitar os laços entre as pessoas.
Principais mídias sociais utilizadas pelas organizações
De forma geral, as empresas podem estar em todas as redes sociais em que as pessoas estão. O que muda é a forma de atuação em cada uma delas e o quão relevante elas se mostram em cada tipo de negócio. A seguir, vamos falar um pouco sobre como cada uma das principais plataformas têm sido usadas pelas organizações na gestão de pessoas e, principalmente, na atração e seleção de talentos.
O Instagram foi a 4ª rede social mais utilizada no Brasil em 2020 e pertence ao Facebook, de Mark Zuckerberg. A plataforma dispõe de diferentes ferramentas que ajudam a dar mais versatilidade e variedade de ações, tanto para o setor de marketing, quanto para o setor de RH das empresas.
Nos stories é possível mostrar bastidores do cotidiano da organização, realizar enquetes para engajar os seguidores e até mesmo fazer divulgações de vagas disponíveis. O IGTV pode trazer conteúdos mais densos, vídeos explicativos e entrevistas com especialistas. Já o Reels tem uma pegada mais leve e descontraída e o feed pode ser usado para fortalecimento da marca.
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Por mais que se pense que o Facebook está começando a declinar, ele é a rede social mais utilizada tanto no Brasil, com mais de 130 milhões de contas ativas, quanto no mundo todo, com mais de 2,7 bilhões de contas ativas. Um dos principais diferenciais do Facebook para o Instagram está nos grupos, que são espaços restritos que reúnem pessoas com interesses em comum.
Neles, é possível traçar diferentes estratégias que vão desde o fomento a discussões sobre determinados assuntos até a oferta e procura por vagas e profissionais. Trata-se de uma excelente fonte de talentos, além de uma ótima forma de fortalecer a marca da empresa diretamente junto às pessoas mais interessadas.
O LinkedIn é uma rede social que foi criada especificamente para conectar profissionais e empresas. No início, ela era considerada uma espécie de “Facebook corporativo”, mas, atualmente, ela vai muito além disso.
Do ponto de vista dos profissionais, trata-se de um espaço onde se pode realizar importantes conexões para criar uma rede vasta e diversificada de contatos. Além disso, é uma forma muito eficiente de obter conhecimento sobre o mercado e se manter atualizado sobre os principais assuntos de sua área de atuação.
Do ponto de vista do RH, a plataforma disponibiliza excelentes ferramentas de busca de profissionais. O cadastro das pessoas funciona como uma espécie de currículo, o que forma um banco de dados muito valioso para os recrutadores, que podem realizar abordagens melhor direcionadas para talentos com os perfis mais adequados.
Por fim, o WhatsApp é o aplicativo que todo brasileiro que tenha um smartphone utiliza. Sua finalidade básica é a troca de mensagens, mas, na prática, ele é usado de forma muito mais abrangente. Para começar, por ser uma forma muito mais simples e ágil de estabelecer uma comunicação entre recrutadores e candidatos, já existem automações que permitem a realização de algumas etapas do processo seletivo pela ferramenta.
Dicas para um recrutamento mais eficiente nas mídias sociais
Com tantas opções de ferramentas a serem utilizadas, é normal que se fique um pouco perdido em relação a como aproveitá-las da melhor forma possível. Por isso, listamos algumas dicas que vão te ajudar a traçar as melhores estratégias para os processos de RH da sua empresa. Confira!
Crie e fortaleça sua marca nas redes sociais
Um dos grandes erros das empresas que ingressam nas redes sociais e não obtêm resultados é a falta de foco e estratégia. O simples fato de criar uma conta e postar meia dúzia de peças aleatórias não é suficiente para gerar engajamento, nem um aumento no número de seguidores.
É fundamental criar conteúdos relevantes e interessantes para o público a ser atingido. As pessoas precisam perceber algum valor que as faça parar de rolar o feed para curtir uma postagem da sua empresa. Mais ainda para comentá-la ou compartilhá-la com amigos e familiares.
Envolva seus colaboradores nas redes sociais
As redes sociais são, antes de tudo, um lugar virtual onde as pessoas se encontram. É muito mais fácil e agradável que essa interação seja feita entre seres humanos, pessoas físicas, que compartilham dos mesmos anseios e alegrias. O envolvimento dos colaboradores nos perfis da empresa ajuda a humanizar a marca e, consequentemente, a promover uma aproximação e identificação com o público.
Tenha uma atenção especial ao LinkedIn
O LinkedIn é a rede social específica para o ambiente corporativo, por isso merece uma atenção especial, principalmente no que se refere às publicações de seus colaboradores. É importante se atentar ao que seus profissionais têm falado sobre sua marca na rede, buscando sempre estimular boas postagens, principalmente com ações de employer branding.
No que diz respeito ao recrutamento, é fundamental ter uma conta premium para aproveitar a ferramenta em todo o seu potencial.
Invista em marketing, principalmente de conteúdo visual
O principal sentido do ser humano é a visão, por isso é muito importante investir na qualidade do conteúdo visual que a sua empresa produz e distribui nas redes sociais. Certifique-se de manter uma coerência com a identidade da marca e com os valores da organização. Encha os olhos dos seus seguidores.
Promova as postagens de recrutamento nas redes sociais
Invista parte do orçamento de recrutamento no impulsionamento das postagens de vagas em aberto. Além de ser uma ótima forma de alcançar mais pessoas, os anúncios podem ser segmentados com base nas informações de cada vaga, aumentando as chances de encontrar a pessoa mais indicada para preenchê-la.
Priorize as estratégias de recrutamento por meio das mídias sociais
Mesmo com investimento em conta premium no LinkedIn e impulsionamento nas outras redes sociais, ainda é mais barato priorizar a realização do processo por elas do que pelos formatos tradicionais. Traçando uma boa estratégia e direcionando corretamente os esforços, o preenchimento das vagas se torna mais preciso e mais ágil, economizando tempo e dinheiro da empresa.
Agora que você já sabe como fazer recrutamento nas mídias sociais, o próximo passo é começar a colocar todas essas dicas em prática. Então, não espere mais, transforme seu processo seletivo em algo mais moderno, prático e eficiente!
Equipe Sociis RH
Parabéns pela matéria. Muito bem escrita e atual.