Participação nos lucros ou resultados: por que adotar essa estratégia?
A PLR, ou Participação nos Lucros ou Resultados é um tipo de remuneração usada para alinhar estratégias da empresa às expectativas de seus colaboradores. Apesar de ser tida como uma determinação legal, sua adoção não é obrigatória.
Para instituí-la na organização, é preciso criar um acordo entre equipe e gestão para estabelecer metas claras e acessíveis. A divisão deve sempre ser justa, para que a imagem do negócio não se desgaste e os funcionários sintam-se realmente contemplados.
Muitos empresários, porém, ainda têm certa resistência em colocar a PLR em prática. Por isso, este artigo enumera alguns benefícios importantes, que podem esclarecer melhor a sua importância. Acompanhe!
Aumenta a motivação
Engajar colaboradores costuma ser um grande desafio para qualquer organização. Oferecer participação nos lucros ou resultados pode ser uma forma de mantê-los mais motivados e engajados em seu trabalho.
Receber esse benefício faz com que eles reconheçam que tenham um papel indispensável dentro da empresa. Com a certeza de que sua função é importante para bater metas e alcançar objetivos, os funcionários permanecem mais envolvidos em suas atividades.
Há isenção de encargos trabalhistas
A empresa que promove essa estratégia também garante a isenção de encargos trabalhistas. Isso significa que o valor pago aos colaboradores é legalmente livre de impostos, como INSS e FGTS.
Deste modo, ao mesmo tempo em que o funcionário é recompensado, a empresa não precisa desembolsar mais do que deveria. Seus lucros, então, ficam mais estabilizados e não há qualquer risco de lidar com um desfalque inesperado.
Melhora o clima organizacional
Colaborador que se sente mais valorizado contribui para que o clima organizacional da empresa fique ainda melhor. Ele não retribui apenas com a elevação de sua produtividade, mas também porque chega mais disposto para exercer sua função e está feliz para encarar seus desafios diários.
Esse comportamento é contagiante e, em pouco tempo, toda a equipe compartilha a mesma sensação. O reconhecimento passa a ser mútuo, pois a empresa mostra que seu funcionário é indispensável, e ele retorna ao transformar o ambiente em um local ainda mais agradável para trabalhar.
Aumenta o desempenho das equipes
Quando os colaboradores têm acesso a esse tipo de participação, também ficam mais envolvidos em todas as etapas do processo produtivo da empresa e possuem o mesmo objetivo da empresa: gerar mais lucro. Afinal, eles compreendem melhor que os resultados também dependem deles e começam a se esforçar mais para exercer suas obrigações.
A partir disso, a produtividade e a qualidade dos processos de responsabilidade do público interno melhora significativamente. Até mesmo os clientes, fornecedores e parceiros sentem essa mudança e ficam ainda mais satisfeitos por ter uma ligação direta com a organização.
Reduz desperdícios e perdas
A participação nos lucros e resultados ainda permite que os colaboradores sejam remunerados com uma parcela variável. Ou seja, eles recebem de acordo com seus desempenhos individuais, setoriais ou em equipe.
Com isso, a empresa reduz desperdícios e perdas sem deixar de manter uma bonificação justa para manter os funcionários satisfeitos. Ambas as partes são contempladas e continuam a caminhar em total sinergia para crescer.
E você, o que acha a respeito da participação nos lucros ou resultados da empresa? Considera uma estratégia eficiente? Pensa em implantá-la em seu local de trabalho? Comente e participe!
Informações sobre a autora:
Bianca Andrade
Psicóloga e Diretora de Recursos Humanos da Sociis RH
Sem Comentários