O endomarketing na prática
No primeiro post do ano falamos sobre endomarketing e a necessidade de dar a devida atenção ao público interno nas empresas. Agora vamos tratar mais profundamente sobre essa vertente do Marketing que contribui para um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo nas organizações.
Ações de endomarketing, alinhadas com os propósitos da empresa e voltadas para os colaboradores, contribuem para que eles conheçam e valorizem os produtos/serviços oferecidos, acarretando outras
– EVENTOS: Participar de eventos corporativos em geral faz com que os funcionários sintam na pele sua real importância para as empresas. Quando direcionados especificamente para o público interno, eventos como palestras, lanches em equipe, workshops, aumentam a noção de time e motivam os profissionais. Principalmente em empresas em que os funcionários trabalham mais isoladamente, momentos como esses em grupo geram ótimos resultados.
– COMUNICAÇÃO INTERNA: Canais de comunicação com os funcionários são fundamentais para evidenciar a transparência das empresas. Independente do porte da organização, deixe claro que a comunicação na empresa é uma via de mão dupla e que eles são bem-vindos a contribuírem sempre.
– PROGRAMAS DE INTEGRAÇÃO: Integrar os colaboradores com a empresa e entre eles mesmos é o primeiro passo para um bom desempenho. Ações de integração fortalecem o espírito de equipe e aumentam o senso de pertencimento, proporcionando um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo. Não deixe que aquele evento de fim de ano seja a única oportunidade do ano para reunir as equipes!
– CURSOS E TREINAMENTOS: Investir na capacitação dos empregados gera motivação e resultados, já que oferecer conhecimento é uma maneira eficaz de criar vínculo emocional entre a empresa e seus colaboradores, somado ao conhecimento técnico, aplicado à rotina profissional. Os cursos e treinamentos podem ser de atualização profissional, palestras motivacionais, workshops…
Informações sobre a autora:
Daniella Maria
Jornalista e relações públicas,
colaboradora do blog da Sociis RH
Sem Comentários