5 ações para engajar sua equipe por meio do Instagram
Saber como engajar sua equipe num projeto é uma das tarefas mais difíceis para qualquer organização.
Além de investir em recursos para a satisfação do colaborador, também é necessário entender um pouco da psicologia para compreender as necessidades e desejos de cada um.
Neste artigo vamos te ensinar algumas dicas para você engajar sua equipe por meio do Instagram, afinal, com essa pandemia é necessário migrar os esforços para o meio digital.
Acompanhe a leitura!
O que é uma equipe engajada?
Afinal, o que é uma equipe engajada? Esse conceito é muito subjetivo, pois existem inúmeras variáveis que podem interferir nessa análise.
No entanto, de maneira geral e superficial, um colaborador engajado é aquele que:
- Participa dos eventos realizados pela empresa.
- Faz sugestões pertinentes para a resolução de problemas internos.
- Defende a empresa em momentos de tensão.
- Gosta de fazer parte dos projetos que atua.
Essas características devem ser observadas no momento de criar uma estratégia para engajar sua equipe.
Além dessa observação, também é interessante fazer algumas perguntas as pessoas que fazem parte do seu grupo de trabalho para entender seus anseios e satisfações. Você pode fazer perguntas como:
- Como você se sente trabalhando nesse projeto?
- Tem alguma coisa que podemos melhorar?
- Se você ganhasse um bônus de tempos em tempos aqui na empresa, o que você gostaria de receber?
- Como você gostaria de ser reconhecido pelos sucessos nas tarefas executadas?
Essas questões podem te ajudar a compreender as individualidades de cada um e encontrar algo em comum em todos para construir sua estratégia para engajar equipe.
Como engajar uma equipe?
Existem diferentes formas de se engajar uma equipe, você pode:
- Criar um evento interno.
- Criar uma estrutura de reconhecimento constante.
- Manter a comunicação dos projetos de maneira clara.
- Proporcionar momentos de interação fora do trabalho.
- Desenvolver uma rede social da empresa.
Apesar de tantas opções, essa última ação (desenvolver uma rede social da empresa) é uma das mais completas e vamos te explicar por que.
Rede social corporativa
As redes sociais digitais são espaços públicos onde as pessoas podem interagir umas com as outras de maneira livre.
Essa é a mesma ideia da rede social corporativa. No entanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é necessário desenvolver uma plataforma exclusiva para esse intuito.
Hoje existem diversas plataformas dedicadas a isso e outras que podem ser adaptadas para esse contexto, um exemplo é o Instagram.
O Instagram já é uma rede social bem completa, pois permite que você compartilhe vídeos (curtos e longos), imagens e gifs, gratuitamente. Além disso, você pode fazer lives, postar stories, criar enquetes e muito mais.
Mas afinal, como eu posso usar o Instagram para engajar a equipe? É o que vamos te contar a seguir.
Instagram para colaboradores
Uma vantagem dessa rede social é que existe a possibilidade de se criar perfis privados e será daí que vamos começar.
Ter um perfil privado, além de manter suas informações seguras, ainda cria um senso de pertencimento bem interessante.
Um ponto importante é lembrar que esse perfil é diferente do perfil público da sua empresa, ok? O objetivo desse portal é apenas para ações internas.
Depois de tudo criado e bem configurado, envie um comunicado para todos os colaboradores começarem a seguir esse perfil.
Antes de aceitar as solicitações, verifique se aquelas pessoas realmente fazem parte da sua empresa.
Dinâmicas para engajamento da equipe no Instagram
Por ser uma rede social bem completa, você pode aproveitar os diferentes recursos disponibilizados.
A seguir, listamos algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa. Veja a seguir!
1 – Faça enquete nos stories e mostre o dia a dia de cada setor
Os stories já mostraram que vieram para ficar e muita gente ama. Ele permite que você publique momentos rápidos do dia e faça algumas brincadeiras.
Uma ideia interessante é deixar o celular em cada setor durante uma semana para que as pessoas de cada equipe possam apresentar seu trabalho e apresentar cada colaborador.
Entre um vídeo e outro, vocês podem explorar alguns recursos como:
- Caixinha de perguntas.
- Barrinha de intensidade.
- Enquetes.
- Colocar músicas.
2 – Crie um mural digital com o seu link na bio
Hoje existem diferentes ferramentas para você explorar o link da bio da sua rede social interna para engajar sua equipe.
Por exemplo, se você precisa que as pessoas respondam uma pesquisa de avaliação, você pode deixá-la no link da bio. Também é possível criar uma galeria de fotos da empresa.
As possibilidades são bem grandes, basta usar a criatividade.
3 – Faça lives de entretenimento ou educação
O mundo virtual permitiu que pudéssemos entrar em contato com qualquer pessoa, mesmo a muitas distâncias.
Logo, o acesso àquelas pessoas que a gente admira fica muito mais fácil. Aproveite para conversar com seus colaboradores e entender quem eles gostariam de trocar uma ideia.
Faça um convite para essa pessoa e convide-a para um live na sua rede social interna. Isso pode dar um up no engajamento da sua equipe.
4 – Faça publicações em datas comemorativas
Você pode publicar vídeos e fotos para comemorar datas como o dia da mulher, aniversário da empresa, páscoa, natal, etc.
Nestes momentos as pessoas ficam mais receptivas e também ficam mais abertas para engajar com aquelas publicações.
5 – Dê espaço para todos aparecerem
É normal que em empresas maiores as pessoas não saibam quem é o novo coleguinha do setor ao lado.
A rede social corporativa pode ajudar a apresentar essas pessoas e permite que ela apareça mais vezes.
O ideal é que o responsável pela manutenção do Instagram interno seja alguém que esteja por dentro do RH estratégico, pois assim as ações podem ficar mais conectadas.
Gostou dessas dicas? Continue acompanhando nossos conteúdos.
Equipe Sociis RH
Sem Comentários