Como reduzir o absenteísmo nas empresas?
O absenteísmo é um desafio constante na rotina profissional de lideranças e empresários, já que faltas e atrasos de funcionários impactam diretamente o fluxo de trabalho, e consequentemente, os resultados obtidos. A insatisfação profissional acarreta a temida desmotivação, sendo este o principal fator que estimula o absenteísmo. Alguns fatos que levam a isso são: comunicação falha e limitada no ambiente de trabalho, excesso de pressão e cobranças por parte dos gestores, ausência de planos de carreira e insatisfação salarial.
Enteder os motivos pelos quais os empregados estão se ausentando do trabalho é o mais importante para a empresa atuar em relação a esse problema e buscar melhores práticas motivacionais, refletindo sobre sua possível parcela de “culpa” no cenário. Para isso é necessário o empenho dos gestores, observando de perto suas equipes e se baseando principalmente em diálogos, feedbacks e pesquisas de clima. Em seguida é hora de pensar nas melhores estratégias para reverter esse quadro de altos índices de faltas e atrasos, aqui estão listadas algumas sugestões:
- INTENSIFICAÇÃO DE UMA CULTURA DE COMUNICAÇÃO DE QUALIDADE:
O estabelecimento de uma política de comunicação interna clara e sólida é o primeiro passo para estimular a conexão dos funcionários com seu ambiente de trabalho e os projetos com os quais estão envolvidos. Além de criar canais de comunicação eficazes entre a empresa e os empregados, também é importante garantir que eles sejam de mão-dupla e que eles também tenham espaço para se comunicar com a empresa e exporem seus pontos de vista. O diálogo frequente entre as lideranças e os membros de suas equipes é fundamental e sugere-se também o estabelecimento de feedbacks periódicos. Nesse cenário, a comunicação face a face deve sempre complementar e sobressair à comunicação escrita. - MELHORIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL:
Um ambiente de trabalho agradável e colaborativo proporciona mais motivação para a entrega de resultados. A qualidade de vida nesse caso está diretamente ligada ao relacionamento saudável e educado entre os colegas e gestores, políticas competitivas de reconhecimento, ferramentas e locais de trabalho confortáveis e adequados física e psicologicamente. - REVISÃO DE SALÁRIOS, BENEFÍCIOS E PLANOS DE CARREIRA:
Rever se os salários e benefícios dos funcionários estão justos de acordo com as suas responsabilidades e entregas é uma boa estratégia, além de premiar aqueles que menos se ausentam/atrasam. Aqui estamos falando também de benefícios motivacionais não-monetários que proporcionam experiências prazerosas de aprendizado e reconhecimento. Criar e/ou rever planos de carreira também é importante para fazer com que os empregados visualizem com clareza suas possibilidades de crescimento na empresa, o que promove o empenho e a motivação.
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Informações sobre a autora:
Daniella Maria
Jornalista e relações públicas,
colaboradora do blog da Sociis RH
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