Gestão da performance: potencialize os resultados da sua equipe
Você já ouviu falar em gestão da performance? Essa prática consegue potencializar os resultados da equipe por meio de práticas que estimulem o engajamento, fazendo com que os trabalhadores fiquem mais envolvidos nas atividades e atuem com maior senso de pertencimento em relação à empresa.
Quer saber exatamente do que se trata e como aplicar esse conceito na sua organização? Então, continue a leitura!
O que é gestão de performance e para que serve?
A gestão de performance baseia-se na aplicação de métricas para acompanhar o desempenho dos profissionais, avaliando pessoas e processos. Com base nesses indicadores, é possível realizar feedbacks, propor melhorias e até oferecer treinamentos que embasem um desempenho mais consistente e satisfatório.
Essa gestão pode ser vista como um painel de controle, no qual os líderes conseguem acompanhar os resultados que a equipe apresenta e como isso afeta o alcance das metas da empresa.
Partindo dessas informações, é possível fazer uma administração mais eficiente, direcionando esforços e colaborando com o desenvolvimento de habilidades que caminhem lado a lado com os objetivos da corporação.
Como aplicar a gestão de performance no ambiente corporativo?
Para alcançar esse nível, é possível implantar algumas práticas que favorecem a gestão da performance na empresa. Destacamos as principais, a seguir.
Adote métricas durante o processo
Como dissemos, a gestão de performance precisa de métricas para avaliar e acompanhar os resultados dos diversos processos. Para isso, é importante que você tenha esses indicadores bem estabelecidos. Eles devem retratar o que é essencial para o sucesso da empresa.
Se falamos de uma fábrica, por exemplo, podemos adotar os números de produção e de erros nos produtos como métricas. Se é uma prestadora de serviços, a satisfação do cliente e o índice de solução de problemas são pontos importantes. Avalie o ramo do negócio e adote indicadores coerentes com o setor.
Estude a equipe
Uma equipe de trabalho é composta por pessoas com diferentes características e habilidades. O gestor deve entender o que cada funcionário tem a oferecer individualmente e como ele funciona em conjunto, compreendendo as competências de cada um e o que é preciso desenvolver para construir uma equipe de alta performance.
Proporcione políticas de bonificação
O reconhecimento é um ponto importante para a motivação do profissional. Adote políticas de bonificação que premiem os colaboradores com melhor desempenho. Além de oferecer a recompensa por um trabalho bem-feito, essa prática ajuda a motivar o restante da equipe.
>> Leitura recomendada: Conheça os principais métodos de avaliação de desempenho de funcionários
Cuide da comunicação
Acompanhar o desempenho da equipe não deve ser apenas uma ação para pressionar os colaboradores. O intuito deve ser sempre incentivar as melhorias e fornecer um suporte para que o crescimento aconteça.
Para isso, estabeleça o diálogo com os profissionais, esclareça quais são as expectativas e dê feedbacks sobre o desempenho, além de dicas sobre como cada um pode entregar mais e melhor. Esse tipo de conversa cria uma relação de confiança e ajuda a fazer uma gestão mais eficiente.
Com as práticas de gestão da performance, os dois lados saem ganhando: a empresa alcança resultados melhores, conseguindo se destacar no mercado, e os profissionais têm a chance de se tornarem ainda mais completos, trabalhando com mais satisfação.
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Informações sobre a autora:
Bianca Andrade
Psicóloga e Co-Founder da Sociis RH
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