O endomarketing e a devida atenção ao público interno
Com o desafio constante de contribuir para um ambiente de trabalho agradável e produtivo, a área de Recursos Humanos dispõe de várias ferramentas, muitas delas compartilhadas com outros setores das organizações. É o caso do endomarketing, por exemplo, uma das vertentes do Marketing voltada para os colaboradores, que são a maior vantagem competitiva de qualquer organização. Atuar ao encontro dos seus anseios e com a proposta de motivá-los, informá-los e valorizá-los é, portanto, uma estratégia fundamental para impulsionar qualquer negócio.
Alinhamento e engajamento
O endomarketing se baseia no pressuposto de que é necessário trabalhar o impacto de cada funcionário no marketing externo e conscientizar as pessoas da parcela de participação de cada um. Uma das responsabilidades de um endomarketing bem feito é fazer com que as pessoas de dentro da empresa se sintam valorizadas e enxerguem com clareza seu papel para a obtenção dos resultados planejados. Ao focar nos públicos internos, e externos, a empresa fortalece seus valores e sua missão, agregando valor à marca, à medida em que prepara seu time para atender as expectativas que cria com suas estratégias de marketing externo.
Ações de marketing voltadas para os colaboradores contribuem para que eles conheçam e valorizem os produtos/serviços da empresa, ao mesmo tempo em que integra e motiva as equipes. Por isso é importante que o plano de endomarketing esteja totalmente alinhado com os propósitos da empresa, levando em consideração sua cultura organizacional e os objetivos do negócio. Um plano bem executado gera melhorias no clima organizacional, aumenta a consciência dos empregados sobre suas tarefas e reduz o turnover.
Muito se questiona se as ações de endomarketing devem ser administradas pelo setor de Recursos Humanos ou Marketing/Comunicação, e a verdade é que quanto mais essas áreas trabalharem juntas, melhores serão os resultados obtidos. Aqui estamos falando de resultados amplos, que vão além do bem-estar dos empregados em seu ambiente de trabalho e também refletem no atendimento aos clientes finais e, portanto, no desempenho do negócio.
Informações sobre a autora:
Daniella Maria
Jornalista e relações públicas,
colaboradora do blog da Sociis RH
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