Enter your keyword

Programas de estágio: a perspectiva das empresas

Programas de estágio: a perspectiva das empresas

Programas de estágio: a perspectiva das empresas

Programas de estágios são importantes portas de entrada para jovens e estudantes universitários ingressarem no mercado de trabalho. Mas quais são os benefícios para as empresas que promovem esses programas? O mais importante deles é, sem dúvida, a oportunidade de atrair talentos alinhados com os valores e capacidades que a organização valoriza e, para isso, é importante que os estagiários sejam tratados da forma adequada.

As principais queixas de jovens sobre seus estágios costumam ser a baixa remuneração e a execução de atividades não relacionadas à sua área de estudo. Do ponto de vista das empresas, é importante que a área de Gestão de Recursos Humanos trabalhe no sentido de combater esses problemas tão comuns. Quanto mais motivação e comprometimento for instigado nos estagiários, mais assertivo será o programa em relação a seu objetivo de atração de profissionais que efetivamente enriquecerão seu quadro de funcionários.

Estágio: Alguns cuidados fundamentais

Nesse sentido de moldar o programa de estágio para que seja atrativo tanto para os estagiários como para a empresa, alguns cuidados são fundamentais, como:

→ Alocar os estagiários em vagas alinhadas ao seu curso superior

→ Permitir que os jovens apliquem na prática os conhecimentos teóricos que estudam na faculdade

→ Incentivar os gestores a se esforçarem para contribuir efetivamente para o amadurecimento profissional dos jovens estagiários por meio de tarefas desafiadoras e envolvimento em projetos estratégicos

→ Valorizar os estagiários e tratá-los com respeito, partindo do pressuposto que, mesmo sem vínculo empregatício, eles são parte da empresa

→ Informar esses jovens sobre suas possíveis oportunidades profissionais na empresa, de forma a incentivar o interesse por uma possível futura carreira

Estágio e a troca de Experiência

A proposta de programas de estágio é que a troca de experiências entre as organizações e os estagiários gere conhecimento para ambos, o que tem como consequência o aprendizado também para os dois lados. Geralmente esses programas possuem baixo custo para as empresas, o que torna seus benefícios ainda mais palpáveis. Enquanto a empresa oferece ferramentas, oportunidades e networking para os estudantes, o estagiário oferece seu comprometimento para uma complementação de sua formação profissional e também uma possível e importante porta de entrada para o mercado de trabalho.

Assim como mencionamos em um post anterior,  ter um sistema de recrutamento sólido e bem elaborado para a seleção de pessoal é uma responsabilidade crucial da área de Recursos Humanos. Esta mesma premissa é válida para o processo seletivo para vagas de estágio, de forma a montar um time de estagiários alinhado às diretrizes e anseios da empresa e com possibilidades concretas de contribuírem para o alcance de resultados.


Jornalista e Relações Públicas, Colaboradora do Blog Da Sociis RH

Informações sobre a autora:

Daniella Maria
Jornalista e relações públicas,
colaboradora do blog da Sociis RH

 

Sem Comentários

Comente

Your email address will not be published.