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Como um software CRM pode auxiliar nos processos de uma Consultoria de RH

Como um software CRM pode auxiliar nos processos de uma Consultoria de RH

Somente quem lida todos os dias com o processo de recrutamento sabe as dificuldades que se enfrenta ao selecionar candidatos. São muitas pessoas que se candidatam para diversas vagas, vários tipos de empresas de segmentos diferentes, com necessidades específicas e inúmeros perfis a serem verificados.

O que muitos profissionais talvez não saibam, é que existe uma forma de deixar alguns processos mais fluidos e práticos. E neste ponto, um software de CRM pode auxiliar nos processos de uma consultoria de RH. Se você teve contato com o ambiente corporativo, certamente já sabe o que é um CRM e para que serve. Mas, se você está ouvindo sobre isso pela primeira vez, fique tranquilo, vamos te explicar.

O CRM é um software utilizado pelas empresas para gerenciar todas as informações e a comunicação com os clientes. Em um software de CRM a empresa pode centralizar todo o histórico de atendimento até utilizá-lo na prospecção de novos clientes. É uma ferramenta indispensável para quem trabalha na gestão de um negócio e também pode ser muito útil para quem atua com recursos humanos. Vamos te mostrar alguns dos principais pontos onde um software de CRM pode auxiliar nos processos de uma consultoria.

Diminuir o tempo investido em contratação

Como uma consultoria de recursos humanos, você deve ter uma carteira de clientes que sempre precisam contratar para determinadas funções com uma frequência maior, ou por sazonalidade. Usando um software de CRM você pode gerenciar os perfis de candidatos, sinalizando aqueles que eventualmente passaram por um processo seletivo e não foram selecionados, mas que possuem perfil para outros tipos de vagas.

Assim, quando um de seus clientes precisar contratar, você já tem um perfil à disposição e que se encaixa com as especificações da empresa. Dessa forma, você diminui o tempo do processo, acelera a contratação e ainda ganha a confiança de seu cliente, devido ao processo eficiente.

 

Ter um histórico detalhado sobre contratações anteriores

Cada cliente da sua consultoria de RH é uma empresa, com uma cultura e padrões próprios. Acertar nas contratações é importante, para evitar a perda de tempo e dinheiro. Por isso, saber detalhadamente quantos funcionários seu cliente contratou nos últimos anos, o tempo de duração do processo seletivo e as exigências para cada vaga podem te fornecer uma vantagem competitiva.

Se você conhece o perfil do seu cliente, pode buscar uma melhoria constante no seu processo e oferecer contratações cada vez mais assertivas e em menos tempo. Isso fortalece sua relação com a empresa e traz um diferencial de valor a sua atuação. Um CRM oferece toda a informação centralizada, facilitando a sua tomada de decisões.

Manter um canal de relacionamento com candidatos

Aquele candidato que não foi selecionado para certa vaga, pode ser útil em um próximo processo seletivo, então seria interessante que você mantivesse o contato, certo? Usando um CRM para armazenar essas informações, você terá fácil acesso aos candidatos quando um novo cliente precisar selecionar para a mesma vaga.

Com um software de CRM você pode até mesmo configurar múltiplos usuários no WhatsApp, permitindo que um mesmo número de telefone seja usado para vários recrutadores falarem com candidatos simultaneamente. Todos na equipe de recrutamento conseguiriam o acesso aos dados dos candidatos, facilitando o processo de seleção para múltiplos clientes. Além de que, manter um certo contato com candidatos mostra a eles que a sua consultoria se preocupa com a carreira dele e traz mais credibilidade para você.

Mensurar resultados e otimizar a tomada de decisões

Por fim, um dos maiores ganhos que sua consultoria de RH pode obter ao utilizar um software CRM é a precisão nos dados. Se você utiliza o CRM para centralizar suas informações e gerenciar os processos de contratação, você conseguirá obter relatórios detalhados, com informações precisas e que serão de grande importância quando você tiver que mostrar os resultados do seu trabalho aos clientes, captar clientes novos e traçar estratégias administrativas mais assertivas.

Assim como uma grande corporação, sua consultoria de RH possui um grande volume de dados a serem armazenados e acessados por vários profissionais durante a jornada de um cliente na sua empresa. Ter todos esses dados sempre à mão, de forma organizada, faz com que sua eficiência dê um salto e possa impactar positivamente os seus rendimentos, seja aumentando o número de clientes ou diminuindo custos processuais. Um software CRM é mais do que um auxiliar, ele pode ser o investimento que faltava para o crescimento da sua empresa!

Conteúdo produzido por amoCRM

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