Como resolver conflitos entre funcionários?
Resolver conflitos entre funcionários pode ser um tema delicado, mas que precisa ser abordado. Ainda que a existência de eventuais desentendimentos seja algo natural, os conflitos entre colaboradores podem influenciar negativamente até outros membros da equipe e diminuir os índices de produtividade da organização.
Problemas do tipo geram insatisfações e tensões no ambiente de trabalho, por isso a mediação é um processo fundamental para o bom desenvolvimento de qualquer tipo de empresa. Quando realizada com eficiência e de maneira adequada, além de minimizar os problemas, a mediação mostra-se como uma boa oportunidade para identificação de falhas nos processos internos.
Acompanhe as 4 dicas desse post e saiba como prevenir e resolver conflitos entre funcionários!
1. Estimule um ambiente harmônico
Realize atividades que despertem bons sentimentos como a compaixão, o perdão e a gratidão. Assim, o conceito de comunidade pode ser desenvolvido no ambiente, a fim de que os funcionários se sintam mais seguros e apoiados.
Direcione funcionários de personalidades semelhantes para trabalhar nas mesmas áreas e distribua as tarefas de maneira justa e igualitária. Ouça os funcionários com atenção, dando espaço para aqueles que possam precisar de auxílio com mais frequência (normalmente os que fazem mais reclamações).
2. Cultive a boa comunicação para resolver conflitos entre funcionários
A chave para bons relacionamentos está na boa comunicação. A falta desse aspecto gera mal-entendidos e, consequentemente, alguns conflitos que poderiam ser facilmente evitados. Cuide da linguagem, estabelecendo uma comunicação positiva e que evite retaliações.
É importante minimizar as críticas e as expressões mais negativas, dando espaço aos feedbacks positivos e às expressões sinceras de apoio, mesmo quando ocasionais ações corretivas precisem ser tomadas. A comunicação deve ser focada na ação e não nas pessoas diretamente. Desse modo, as atribuições indevidas de culpabilização diminuem.
3. Entre em um consenso com os funcionários
É necessário buscar uma alternativa que satisfaça os dois lados da história. Os funcionários podem propor soluções para um conflito em questão, mas precisam entender que esse desentendimento não é responsabilidade apenas de um dos lados.
Para que a boa convivência seja conquistada — e mantida — no trabalho, cada lado precisará ceder um pouco. As mudanças de atitude também precisam surgir de ambos os lados.
Crie um espaço para o diálogo entre os colaboradores. Eles podem entender quais são os pontos que precisam ser melhorados, ao invés de só apontar que as mudanças aconteçam nos outros.
4. Acompanhe a situação com imparcialidade
Os colaboradores envolvidos devem ser ouvidos igualmente, pois um líder não deve escolher lados. Cada lado do conflito deve ter seu argumento levado em consideração. Afinal, o que não é importante para uma pessoa pode ser para outra ou para uma parte do grupo. Dessa forma, o mediador consegue, com sensibilidade, respeitar as necessidades de cada um dos envolvidos.
Isso faz com que os funcionários percebam a importância que têm para a empresa e se sintam mais valorizados, independentemente do cargo que exercem. O que realmente precisa ser avaliado é o impasse, e não exatamente as questões subjetivas e de cunho muito pessoal.
Investir nesses recursos é o segredo para resolver conflitos entre funcionários, conquistando a confiança dos trabalhadores de maneira transparente e respeitosa para todos os envolvidos. Os resultados serão positivos para toda a empresa.
Viu como resolver conflitos é possível? O que achou desses passos? Existe alguma dúvida que precisa ser esclarecida? Deixe aqui nos comentários sua pergunta ou sugestão!
Equipe Sociis RH
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