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Aplicações do CRM na Gestão de Equipes

Aplicações do CRM na Gestão de Equipes

Utilizar o CRM para a gestão de equipes pode ser uma novidade para muitas pessoas, sobretudo profissionais de RH. É fácil entender o porquê. Afinal, há décadas, o CRM é utilizado para elevar o relacionamento com os clientes, assim como para atingir melhores resultados em vendas.

Com o avanço da tecnologia, modernos softwares de CRM conseguem ir muito além do que apenas armazenar dados dos consumidores, tais como nome, endereço, e-mail e profissão.

Hoje, por meio dele, é possível também apontar os melhores caminhos para a gestão de equipes. Esses novos benefícios floresceram a partir da compreensão das empresas sobre a importância de cuidar tanto do público interno – os colaboradores dela – como do público externo.

Quanto mais um empreendimento investe na equipe dele, maior será a qualidade do produto ou serviço prestado ao cliente. Por isso, ao trabalhar com um CRM para gestão de equipes, uma empresa pode identificar os colaboradores que atingiram as metas, quais deles necessitam de maior apoio, em qual setor um profissional pode render mais, entre outros tipos de melhorias.

A gestão estratégica de pessoas somente tem a ganhar com a adição de mais essa ferramenta no dia a dia dos profissionais de RH. A partir de dados seguros sobre o desempenho dos profissionais, é possível planejar ações como treinamentos e avaliações periódicas de desempenho.

Benefícios do CRM na Gestão de Equipes

Há diversas melhorias possíveis para as empresas que desejam utilizar o CRM para a gestão. Uma delas é a análise de desempenho. Afinal, é impossível oferecer um feedback para um colaborador sem conhecer, de fato, quais são os pontos fortes e pontos fracos daquela pessoa.

A partir de uma plataforma de CRM, o profissional de RH, em parceria com o gestor de uma área de vendas, por exemplo, pode analisar dados precisos sobre o desempenho de cada vendedor.

Por meio de um painel personalizado no sistema, é possível obter relatórios em tempo real sobre o desempenho de cada um deles.

Para muitos, investir em uma ferramenta como essa pode soar como um desperdício de recursos financeiros. Entretanto, confiar apenas em planilhas de Excel ou em diferentes tipos de sistemas, além de trabalhoso, pode prejudicar a avaliação final.

Além disso, diferente do CRM, outras plataformas dependem do preenchimento manual de dados. O que pode influenciar na produtividade.

 

CRM na gestão e comunicação entre as equipes

Um dos maiores desafios para as empresas, sobretudo as que têm muitos funcionários ou que têm equipes remotas, é a comunicação interna. Por mais surpreendente que pareça, hoje, se comunicar com centenas de pessoas do público externo é mais simples do que realizar a troca de informações entre representantes da mesma companhia.

Para os negócios que usam um CRM, esse tipo de obstáculo é mais fácil de ser superado. Assim como uma empresa pode criar uma conta no WhatsApp Business com múltiplos usuários, e assim atender os clientes dela com mais facilidade, há outras soluções ideais para auxiliar o RH.

O CRM na gestão de equipes pode se beneficiar de um messenger exclusivo, disponível nas soluções de CRM mais modernas do mercado. Dessa forma, a equipe pode se comunicar rapidamente, sem a necessidade de utilizar outro sistema.

Com isso, o setor de RH pode agir com mais rapidez, e ainda terá a certeza que todo projeto implementado ou toda comunicação interna será recebida pelos colaboradores. Além disso, ao seguir diversas práticas recomendadas para chats online, é possível obter resultados ainda melhores.

Uma conversa com um funcionário, por meio de um bate-papo pela Internet, pode ajudar a superar algumas barreiras de comunicação. Com mais tempo para responder, esses colaboradores podem realmente apontar quais são as necessidades e objetivos deles, por exemplo.

Assim, se um dia essa conversa ocorrer ao vivo, ambas as partes estarão mais à vontade para declarar suas opiniões, e indicar novos caminhos para futuras melhorias.

CRM na Gestão de Equipes: uma plataforma para elevar a produtividade e a satisfação dos colaboradores

O CRM na gestão de equipes pode ajudar os profissionais da área a buscarem maneiras de fazer com que os colaboradores de uma empresa trabalhem melhor. Na verdade, somente o fato do RH também incentivar o uso dessa ferramenta por parte dos colaboradores já faz com que a produtividade deles aumente. Afinal, quando há melhores recursos para desenvolver tarefas diárias, naturalmente os colaboradores ganham motivação para executá-las por mais vezes.

Por outro lado, apenas pelo fato de conseguirem produzir mais e melhor, esses colaboradores ganham tempo para realizar tarefas complexas. Além disso, com esse prazo extra no dia a dia, muitos deles investem no desenvolvimento de novos projetos para a melhoria dos processos da empresa.

Dessa forma, com o CRM na gestão de equipes, todos saem ganhando. O RH, porque consegue entender melhor a rotina e a demanda dos colaboradores. A equipe, porque reconhece em qual tópico deve manter o foco. E, por fim, a empresa, porque será capaz de atingir os objetivos dela com mais facilidade.

Conteúdo produzido por amoCRM.

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