Avaliação de desempenho: em que melhorar em 2017?
Todo início de ano é um momento pertinente para efetuar uma avaliação de desempenho: o que foi conquistado no ano que se acabou e traçar metas para o que se inicia. É importante que isso aconteça não apenas na esfera pessoal, mas também na profissional, de modo a visualizar melhor sua performance e aperfeiçoar as estratégias para alcançar os objetivos do novo ano. As empresas que praticam avaliações de desempenho devem usá-las para motivar os funcionários, além de reconhecer os méritos alcançados e rever o que pode ser melhorado.
Analisar, comparar, aperfeiçoar
O primeiro passo para uma avaliação de qualidade é resgatar o que foi planejado para o ano que chegou ao fim e rever o que foi e o que não foi alcançado. “Como podemos ter resultados ainda melhores em 2017?” é o questionamento que deve ser estimulado entre as equipes. Analisar os porquês das metas que não foram alcançadas e discutir possíveis mudanças é muito apropriado neste momento. Avaliar a concorrência também é importante, estudando seus erros, acertos e novidades, o que pode inspirar novas ideias e métodos.
Comparar o desempenho deste ano com os anos anteriores também é uma estratégia eficaz para visualizar melhor os resultados e traças as próximas metas, já que dá uma visão mais ampla das regressões e evoluções. Gráficos, check lists contribuem para o processo de avaliação de desempenho. Quanto mais material para analisar, melhor!
Avaliação de desempenho: Comunique-se com sua(s) equipe(s)
Assumir os possíveis erros cometidos durante o ano e conversar abertamente sobre o que pode ser melhorado também é fundamental. O momento é ideal para reconhecer as conquistas das equipes e também para ver o que pode ser aperfeçiado no modelo de gestão de resultados adotado. Ajustes são sempre bem-vindos, principalmente quando sugeridos por membros do próprio time, que é quem coloca a mão na massa no decorrer do ano.
Promover um cenário propício para o alcance dos objetivos traçados é papel das empresas, mas isso vai muito além do ambiente de trabalho e do clima organizacional, e também depende da clareza na comunicação das metas do ano. É importante que cada um entenda bem o seu papel e o que é esperado de cada um, o que afeta de perto as lideranças da organização. Os líderes são os grandes embaixadores da gestão de resultados nas empresas e têm papel fundamental em seu acompanhamento e sucesso.
Por um 2017 cheio de aprendizado e resultados!
Informações sobre a autora:
Daniella Maria
Jornalista e relações públicas,
colaboradora do blog da Sociis RH
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