O poder do diálogo nas equipes
O diálogo é a chave para o sucesso de qualquer relacionamento humano e isso não poderia ser diferente nas relações de trabalho. A diferença é que, na esfera profissional, podem existir práticas e canais de comunicação criados para facilitar e estimular esse diálogo. Ouvir o que seus colegas, subordinados e supervisores têm a dizer e compartilhar com eles suas opiniões e ideias pode ser o fator que vai alavancar o desempenho das equipes.
Uma das principais consequências negativas ocasionadas pela falta de diálogo nas equipes é a desmotivação, o desânimo com as tarefas do dia a dia de trabalho que gera o temido descomprometimento. Isso pode levar não apenas à redução do desempenho, o que pode ser observado no dia a dia e também nos indicadores de produtividade da empresa, mas também ao aparecimento de conflitos pessoais e aumento nos níveis de absenteísmo. Nesse contexto, a comunicação dos líderes no sentido de motivarem suas equipes é fundamental para mudar esse quadro. Sabe-se o poder de uma boa conversa olho no olho! Entender o que causa o funcionário a ter aquele sentimento: quais são suas dificuldades no contexto organizacional, o que poderia ser mudado para melhorar a execução do seu trabalho, ele está passando por problemas pessoais, como o líder e a equipe podem contribuir?
Ouvidos atentos e mente aberta
Algumas ferramentas de gestão podem ajudar os líderes a lidarem com a desmotivação e estimularem o diálogo constante nas equipes como: processos de avaliação, rotinas de feedback de mão dupla e estabelecimento de canais de comunicação tanto escrita como oral. Vale ressaltar que essas práticas devem ser encaradas como práticas contínuas e não apenas para sanar situações isoladas de crise. Dessa forma, a construção de laços entre gestores e os membros de suas equipes será efetiva e concreta.
Informações sobre a autora:
Daniella Maria
Jornalista e relações públicas,
colaboradora do blog da Sociis RH
Sem Comentários