Gestão do Conhecimento: A relação entre produção e aprendizado é uma equação que deve ser tratada com atenção nas organizacões, sempre com base nas melhores práticas de gestão de pessoas. Cursos, treinamentos e capacitações em todos os possíveis formatos são sempre bem-vindos, à medida que contribuem para a geração de resultados e melhoria na produtividade, mesmo que não seja de imediato.
Conhecimento é uma ferramenta essencial para o crescimento tanto das organizacoes como das pessoas e o desafio da sua gestão está em certificar que esse aprendizado obtido seja aplicável na prática, o que envolve não apenas as áreas de Recursos Humanos, mas também o acompanhamento de perto dos gestores e seus times.
A busca pelo alavancamento da eficiência nas equipes está diretamente ligada ao nível de conhecimento dos funcionários, o que pode ser sempre estimulado e expandido. E é muito mais do que aprendizado que está jogo, é também motivação, já que os colaboradores percebem o investimento da empresa no seu treinamento e capacitação e devem ser sempre lembrados que os benefícios gerados serão usufruídos por todos. No ambiente organizacional, conhecimento é ouro, já que ele deve ser sempre visto como valor agregado à gestão de pessoas.
Aqui vai um exemplo prático para reflexão: se um empregado fica fora da empresa por alguns dias para fazer um determinado curso relacionado à sua área de atuação na empresa, isso significa que ele estará ausente do seu trabalho durante este tempo. Isso não pode ser negativo para a organização em termos de produtividade? É exatamente esta questão que reforça a necessidade da mensuração dos resultados que essa capacitações poderão trazer para a empresa. A partir da observação prática do conhecimento absorvido, lideranças podem visualizar melhor os tipos de cursos e treinamentos que são efetivamente válidos para suas equipes e que fazem valer a pena a ausência do(s) funcionário(s) por um determinado número de horas ou dias. É o famoso ¨plantar agora para colher depois¨.
Nesse contexo, criar mecanismos para acompanhar a gestão do conhecimento nas empresas é fundamental para perceber a aplicação real do aprendizado oferecido.
Aqui vão alguns questionamentos, para reflexão, que devem ser considerados para mapear as informações e fazer a gestão do conhecimento de forma eficaz nas organizações: O que o conhecimento adquirido representa para a empresa? Quais consequências ele pode gerar? Melhores práticas poderão ser criadas e aplicadas? Quais vantagens competitivas esse aprendizado pode ajudar a criar?
Sem Comentários