Conflitos entre colaboradores: como eliminar esse problema?
Ter um bom ambiente de trabalho é um dos ingredientes para a motivação e o engajamento. No entanto, conflitos entre colaboradores podem prejudicar a sensação de harmonia e o bem-estar.
Entre as consequências estão a perda de produtividade, a falta de integração e até o aumento no índice de rotatividade. Se o problema se dá entre um funcionário e o seu superior, os impactos são ainda piores, já que podem ocorrer processos por assédio ou danos morais.
Para encerrar a questão, é necessário identificá-la, em primeiro lugar. Em seguida, algumas práticas ajudam a dissolver o impasse. A seguir, veja quatro ações para resolver conflitos entre colaboradores.
Identifique a origem
O passo inicial consiste em descobrir o que, de fato, tem causado a disputa entre os colaboradores. Se duas pessoas discutiram durante o horário de trabalho, por exemplo, não dá para fazer uma análise superficial.
Inclusive a motivação pode nem ter a ver com um motivo presente, mas com uma rixa histórica. Então, é essencial se aprofundar no problema, entender os desdobramentos e o ponto zero da situação.
Incentive a oferta de feedbacks
Para melhorar a resolução de conflitos entre colaboradores, é essencial abrir e fortalecer a comunicação. As pessoas têm que sentir que podem falar e que serão ouvidas para evitar ruídos que levam a problemas de relacionamento.
Faça com que o feedback esteja presente na realidade dos indivíduos, de modo que cada funcionário se sinta confortável para dar o retorno sobre uma situação ou atitude. Em médio prazo, isso favorece a integração da equipe e diminui as chances de impasses.
Quando o conflito já está instaurado, o melhor é ouvir as partes individualmente. Colete o feedback de cada um e descubra o que de fato aconteceu no cenário.
Ouça pessoas que não estão envolvidas
Embora escutar os envolvidos seja importante, pode não ser suficiente. Cada um tem a própria versão sobre o mesmo fato — e a verdade fica no meio dessas óticas diferentes. Portanto, é recomendado ouvir pessoas que estão a par do conflito, mas que não estão diretamente envolvidas.
O RH pode procurar, por exemplo, o gestor de dois funcionários que se desentenderam. A partir da visão desse profissional, dá para compreender qual é a responsabilidade de cada um e, principalmente, a causa de todo o cenário.
Seja imparcial e transparente
Depois de estudar a ocorrência de hostilidade, é essencial ter uma atitude imparcial. Se alguém tiver passado dos limites e não tiver obedecido ao código de conduta, por exemplo, deve ser punido de acordo com a gravidade. Também é importante não fazer juízo de valor nem dar razão completa apenas para um lado.
Tudo tem que ser encerrado com uma conversa entre as partes. Ambos têm que entender o impacto do conflito e a necessidade de resolvê-lo e de mudar de atitude. Uma comunicação firme e voltada aos interesses de toda a equipe é necessária.
Além de tudo, é indispensável dar um parecer para o restante do time. Adote uma postura transparente e encerre, de modo definitivo, as fofocas decorrentes. Deixe claro a importância do engajamento e mantenha aberto o canal de comunicação para evitar novas ocorrências.
Os conflitos entre colaboradores geram impactos negativos no desempenho do negócio e da equipe. Portanto, é indispensável saber resolver a situação em busca de um bom clima organizacional.
Já que esse quadro pode afetar a retenção de talentos, veja como gerenciar o índice de rotatividade de forma estratégica.
Informações sobre a autora:
Bianca Andrade
Psicóloga e Co-Founder da Sociis RH
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