Enter your keyword

Retenção de talentos: como manter o bem mais valioso das empresas

Retenção de talentos: como manter o bem mais valioso das empresas

Retenção de talentos: como manter o bem mais valioso das empresas

Muito mais do que atrair talentos, uma grande preocupação das empresas também deve ser em como reter os bons profissionais, principalmente os que atuam em nível de liderança. A mão de obra qualificada está escassa na maioria dos setores, e reconhecer as pessoas que se encaixam nessa descrição e trabalhar para mantê-las nas organizações é tarefa estratégica das equipes de Recursos Humanos, evitando que elas eventualmente migrem para a concorrência. Para isso é importante estabelecer políticas e métodos que estimulem esses funcionários e gerem engajamento e motivação para as perspectivas proporcionadas na esfera profissional.

Fazer com que as pessoas tenham planos a longo prazo de permanecerem nas empresas está diretamente relacionado ao desenvolvimento de talentos, e é papel do RH proporcionar condições para isso por meio de ações de integração, estabelecimento e acompanhamento de metas, estímulo ao trabalho em equipe, planos de carreira atraentes, entre outras iniciativas. Planos de avaliação de desempenho também são valiosos para reduzir os índices de turnover, desde que acompanhados de feedbacks sinceros e construtivos, de modo a motivar as pessoas no desempenho de suas funções e também agradecê-las e recompensá-las por todo seu esforço. Ainda em relação a essas recompensas, é importante frisar que elas não precisam ser necessariamente materiais, como um bônus ou aumento de salário, mas às vezes também podem envolver treinamentos e capacitações ou elogios, que são extremamente valiosos e motivantes.

Sempre reforçamos em nossos posts, aqui no blog da Sociis RH, que as pessoas compõem a principal riqueza de uma empresa, compondo um grande diferencial competitivo perante a concorrência. Valorizá-los, despertar sentimentos de ownership e motivação, proporcionar canais abertos de comunicação de mão dupla e estimular o conhecimento por meio de treinamentos e cursos, contribuir para um ambiente colaborativo e participativo são iniciativas importantes para reter talentos. A possibilidade de ascensão profissional também deve ser uma realidade palpável, por isso deve ser exposta de forma clara e atraente para os colaboradores, incluindo detalhes sobre remuneração e pacote de benefícios.

Para executar todas essas ações e gerir e reter seus talentos de forma eficiente, a premissa fundamental é que as empresas observem as competências e desafios de cada profissional, o que exige a atuação estratégica e intensa da área de Recursos Humanos em parceria com as lideranças da empresa. Essa observação das equipes e dos níveis de produtividade de cada um também permite identificar empregados que possivelmente estejam desmotivados e, a partir disso, buscar soluções para mudar esse cenário e mantê-lo na empresa. A relação entre gestão de talentos e resultados é comprovada no mercado de trabalho, portanto é fundamental que as organizações voltem suas atenções para reter sua mão de obra qualificada.

A reflexão inicial que propomos com esse post é sobre quais características definem uma mão de obra qualificada para a sua empresa? Quais qualidades dos profissionais são mais valorizadas? O que você pode fazer para mantê-los?

 

Jornalista e Relações Públicas, Colaboradora do Blog Da Sociis RH

Informações sobre a autora:

Daniella Maria
Jornalista e relações públicas,
colaboradora do blog da Sociis RH

 

Sem Comentários

Comente

Your email address will not be published.