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Qual o perfil ideal para os profissionais da sua empresa?

Qual o perfil ideal para os profissionais da sua empresa?

Qual o perfil ideal para os profissionais da sua empresa?

Entender o perfil de colaborador mais adequado para atuar nas empresas é o passo mais importante para contratações assertivas. Antes da equipe de gestão de Recursos Humanos planejar as etapas e detalhes do processo seletivo, um questionamento importante deve ser feito: qual o tipo de profissionais que gostaríamos de atrair?

Sintonia entre colaborador e organização

A dica número 1 é confirmar que a empresa já tenha sua missão, visão e valores estabelecidos de forma sólida, dessa forma é possível buscar candidatos com objetivos parecidos que tenham a contribuir para seu alcance. Ao compartilhar com os valores da organização e com a imagem que ela quer passar ao seu público, o colaborador tem muito mais capacidade de gerar valor para aquela empresa. Essa sintonia é fundamental, já que o alinhamento dos objetivos da empresa e do profissional tornará mais fácil encontrar o tipo de colaborador que melhor poderá se encaixar no novo cargo: queremos alguém mais ousado e inovador ou mais conservador? Mais impulsivo ou mais analítico? Mais preparados para o trabalho em equipe ou que preferem tarefas individuais? Com habilidades de liderança, ou isso não é tão importante?

Depois de fazer essa comparação, é válido enumerar as competências comportamentais e habilidades gerais esperadas para aquele determinado cargo, o que também pode ser avaliado por meio das formações acadêmicas e experiências profissionais anteriores dos candidatos. Entretanto, é importante lembrar que muitas dessas habilidades podem ser questões mais subjetivas e portanto a ausência delas não necessariamente deve ser critério de eliminação. É mais importante focar no perfil comportamental do candidato, tendo em mente que o conhecimento mais técnico da função sempre pode ser desenvolvido e melhor explorado.

As velhas e boas atitudes mais valorizadas

De forma geral, a maioria das empresas busca pessoas que desejam gerar resultados, o que está relacionado a características como dedicação, comprometimento, proatividade, criatividade, energia para encarar desafios e interesse em aprender e crescer profissionalmente; a valorizada VISÃO. Essas atitudes facilitam a colocação de qualquer pessoa no mercado de trabalho e sempre é bem-vinda nas empresas, por isso devem ser sempre avaliadas nos processos seletivos, o que pode ser feito por meio de entrevistas e testes, indo muito além da análise de currículos. O mercado está cheio de pessoas com experiências e características muito variadas e focar apenas na formação técnica dos candidatos pode ser superficial para a maioria dos cargos disponíveis. Lembre-se que contratações inteligentes são a base para a formação de equipes de alta performance!

Jornalista e Relações Públicas, Colaboradora do Blog Da Sociis RH

Informações sobre a autora:

Daniella Maria
Jornalista e relações públicas,
colaboradora do blog da Sociis RH

 

 

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