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Quais as características de um bom líder?

Quais as características de um bom líder?

Quais as características de um bom líder?

A responsabilidade dos líderes no ambiente corporativo vai muito além de meramente comandar pessoas, mas torna-se cada vez mais uma questão de influenciar comportamentos positivos e criar relações de parceria. Muitas pessoas têm um espírito de liderança natural, mas essa é uma habilidade que pode e dever ser desenvolvida e trabalhada e é papel das empresas ajudar na identificação de potenciais líderes que possam ajudá-las a alavancar seus negócios.

A capacidade de algumas pessoas de unir e motivar as equipes em busca de objetivos comuns deve ser sempre valorizada e estimulada pelas empresas. E essa capacidade geralmente é encontrada em pessoas carismáticas e inspiradoras, tornando-as verdadeiras referências e, portanto, fundamentais para a competitividade crescente. A seguir listamos algumas características que definem um bom líder e podem ajudar na identificação de possíveis aspirantes a cargos de liderança e também no desenvolvimento de habilidades para os que já são gestores:

Habilidade em lidar com pessoas: Sempre frizamos aqui no blog que as pessoas são a maior riqueza de uma organização, portanto é essencial que as lideranças saibam lidar com elas de forma sempre respeitosa e agradável. Membros das equipes, clientes, outros gestores, fornecedores: manter um relacionamento cordial e ter facilidade na criação de vínculos só gera consequências positivas. Atitudes positivas e habilidades de comunicação facilitam essa característica.

Autoconhecimento e disciplina: Saber administrar suas emoções e avaliar os momentos pertinentes e impertinentes para expô-las. Visualizar seus defeitos e qualidades para explorá-los e trabalhá-los. O autoconhecimento é também uma característica que facilita que o líder melhore sua capacidade de avaliar os outros e ajudá-los em relação ao seu desenvolvimento profissinal.

Criatividade e flexibilidade: Saber improvisar e encontrar soluções nos momentos em que as coisas não saem conforme o planejado. Estar aberto a mudanças e às sugestões das outras pessoas favorece e estimula a criatividade.

Espírito de equipe: Saber lidar com pessoas de forma motivante e inspiradora, ter prazer em ajudar os colegas e saber os melhores métodos para estabelecer metas e acompanhar o trabalho para alcançá-las. Enxergar as habilidades e dificuldades de cada um, de forma a explorar o que cada membro do time tem de melhor, e ter equilíbrio para resolver possíveis crises. Capacidade de delegar e saber cobrar de forma eficiente e construtiva, o que também exige capacidade de comunicação e priorização na hora da definição das metas.

Poder de decisão e competência: Ser seguro na hora de fazer escolhas que afetarão as equipes, avaliando os pontos necessários e mantendo o otimismo. Essa característica exige, antes de tudo, competência na função em exercício e senso de responsabilidade em relação a suas tarefas e deveres.

De forma geral, as características que descrevem uma boa liderança tem tomado uma nova configuração no mercado de trabalho moderno, de forma que pessoas mais humanas têm sido cada vez mais valorizadas, uma vez que bons relacionamentos são essenciais para a base de qualquer negócio. O líder, muito mais do que apenas o chefe, vem cada vez menos sendo visto como um “estabelecedor de ordens e regras” e mais como um parceiro dos times que inspira e motiva os colegas a darem o seu melhor.

Jornalista e Relações Públicas, Colaboradora do Blog Da Sociis RH

Informações sobre a autora:

Daniella Maria
Jornalista e relações públicas,
colaboradora do blog da Sociis RH

 

 

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