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Dicas para elaborar as perguntas para sua pesquisa de clima organizacional

Dicas para elaborar as perguntas para sua pesquisa de clima organizacional

Dicas para elaborar as perguntas para sua pesquisa de clima organizacional

Como tratamos no último post do blog Sociis RH voltado para Empresas, pesquisas de clima organizacional são ferramentas eficazes de gestão estratégica que permitem aos gestores visualizarem os desafios e oportunidades de melhoria em suas equipes. A primeira fase deve ser focada na definição dos itens que serão avaliados e objetivos da pesquisa, seguida da elaboração das perguntas que serão aplicadas.

Neste primeiro momento é importante estipular com clareza os temas principais da pesquisa, para a partir daí criar as perguntas adequadas, de forma que ao final da pesquisa a área de Recursos Humanos tenha um material de qualidade para criar um plano de ação eficiente. A seguir listamos algumas dicas para serem consideradas para a formulação das perguntas:

  • LINGUAGEM DIRETA E CLARA: Descomplicar é a palavra-chave! Utilizar o português correto e evitar palavras de difícil entendimento e que possam gerar dúvidas.
  • DISTRIBUIÇÃO POR TEMÁTICA: Caso mais de um tema seja proposto para avaliação na pesquisa de clima, é importante ter o cuidado de separar as questões adequadamente, identificando cada tema separadamente.
  • QUANTIDADE DE PERGUNTAS: Não exagerar na quantidade de perguntas para que não fique um questionário cansativo para quem for respondê-lo. Geralmente recomenda-se uma média de 40 a 60 perguntas fechadas (com alternativas em que a pessoa pode escolher uma opção). Também pode-se incluir questões abertas (dissertativas), mas em quantidade bem menor.
  • DAR VOZ AO COLABORADOR: Deixar um campo em branco não obrigatório para comentários gerais do respondente é importante para garantir um espaço para a livre expressão. Neste campo podem ser escritas críticas, sugestões, elogios etc.
  • GARANTA O SIGILO DA PESQUISA: Ressalte que as respostas são sigilosas para estimular os funcionários a ficarem bem à vontade para exporem seus pontos de vista com sinceridade.

Ao final da aplicação da pequisa, vem a parte mais importante, que é planejar as medidas necessárias para buscar as melhorias desejadas e trabalhar as oportunidades identificadas. E com uma equipe mais motivada e envolvida fica muito mais fácil! Também é essencial comunicar os resultados obtidos, já que ao divulgar os resultados da pesquisa de clima a empresa está reforçando o envolvimento e importância da participação dos colaboradores nos processos da empresa.

Jornalista e Relações Públicas, Colaboradora do Blog Da Sociis RH

Informações sobre a autora:

Daniella Maria
Jornalista e relações públicas,
colaboradora do blog da Sociis RH

 

 

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