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Pesquisa de clima organizacional: o guia básico

Pesquisa de clima organizacional: o guia básico

É comum que empresas se concentrem em seus processos internos e se esqueçam de valorizar o ambiente de trabalho. Com isso, os colaboradores começam a exercer suas funções sem motivação e a organização deixa de se desenvolver de forma saudável.

Mas não é preciso esperar até que esses sinais sejam identificados: o ideal mesmo é preveni-los e corrigir qualquer falha o quanto antes, para preservar a integridade do negócio e o respeito pela equipe.

Realizar uma pesquisa de clima organizacional é a iniciativa mais adequada para solucionar essas questões. Através das perguntas que constam neste documento, será possível identificar expectativas, incômodos e insatisfações e descobrir qual é o melhor meio para ajustá-las.

O método é assertivo e não apresenta maiores dificuldades em sua implementação. Com um projeto bem elaborado, é possível chegar a resultados precisos, sejam estatísticos ou teóricos.

Neste artigo, você tem acesso a um guia básico para fazer uma boa pesquisa. Concentre-se nos detalhes, estude como adaptá-los à realidade de sua empresa e conscientize todos os gestores a respeito de sua importância. Vamos lá?

Quais são as características de uma boa pesquisa de clima organizacional?

Não basta decidir algumas perguntas e marcar uma data para que os colaboradores respondam. Uma boa pesquisa de clima organizacional, que realmente registra dados importantes e significativos, tem algumas características específicas em sua estrutura. Aqui estão as três que são definitivamente indispensáveis:

Confidencialidade

Todas as respostas devem ser guardadas em total sigilo. Se um colaborador não sentir que essa questão é respeitada, as chances de que elas não sejam totalmente sinceras passam a ser muito altas. Os resultados, então, não serão verdadeiros e ficará mais complicado ainda tentar solucionar os pontos de falha. Então, procure por um sistema que consiga suprir essa necessidade.

Transparência

Todos os colaboradores devem ser informados de quando, como e porque a pesquisa será aplicada. Eles precisam entender muito bem o que a empresa pretende fazer com os resultados obtidos e como eles influenciarão em seu cotidiano no trabalho. Para que haja engajamento, eles devem ter a certeza de que suas opiniões serão levadas em consideração.

Agilidade

Os resultados da pesquisa de clima organizacional devem ser apresentados com agilidade. Afinal, quem respondeu com dedicação cada pergunta deseja um posicionamento rápido. Esse retorno ainda possibilita um maior envolvimento de toda a equipe para colaborar no processo de mudança, o que faz com que este processo também demore menos.


Quais são as principais vantagens desta ferramenta?

Como a pesquisa de clima organizacional proporciona impressões gerais e individuais a respeito da organização, pode ser usada para diversos fins, de longo a curto prazo. E aqui estão algumas das principais vantagens dessa ferramenta, seja qual for seu objetivo inicial de aplicação de seus formulários:

Aumento da satisfação da equipe

Quando a empresa aplica uma pesquisa de clima organizacional, demonstra que realmente se preocupa com o bem-estar, conforto e interesse de quem trabalha por ali. E ao perceber esse acolhimento, é natural que a equipe retribua da mesma forma. Eles começam a se sentir mais motivados, seja qual for a posição ocupada ou o setor de atuação.

Essa sensação reflete diretamente em sua produtividade, pois eles se sentem mais satisfeitos e seguros dentro daquele ambiente. O trabalho em conjunto também começa a ser mais valorizado e a percepção da necessidade de integração passa a ser melhor visualizada por todos.

Análise dos níveis de crescimento interno da empresa

Os resultados da pesquisa possibilitam uma análise profunda a respeito do clima da organização. A partir disso, é possível identificar como anda o desenvolvimento dos profissionais e quais são os maiores problemas enfrentados por eles em suas funções. Dessa forma, fica mais fácil encontrar o plano de ação adequado para reverter o quadro e até mesmo encontrar outras maneiras de incentivos, recompensas e estímulos.

Otimização da comunicação empresarial

Por vezes, a empresa deixa de compartilhar conquistas, resultados e desafios com seus colaboradores. Eles continuam seu trabalho, mas deixam de compreender o posicionamento da organização, as mudanças pelas quais ela passa e o que podem fazer para contribuir. Isso significa que a comunicação empresarial não está sendo feita do jeito correto. Com a pesquisa, as lacunas nesse quesito são identificadas para corrigir esse cenário o quanto antes.

Identificação da necessidade de treinamentos

O mercado de trabalho muda a todo o momento. Por este motivo, novas habilidades e capacidades são exigidas para que os colaboradores se adaptem melhor e não deixem a desejar em suas atividades. A pesquisa consegue mostrar com clareza quando treinamentos são necessários para fornecer esse upgrade e deixar os profissionais ainda mais qualificados para sua atuação.

Elaboração de planos de melhorias

Através da pesquisa, a elaboração de planos de melhorias ganha um direcionamento mais específico. Os resultados são avaliados de acordo com o macro-ambiente, que considera a empresa de forma geral, e com o micro-ambiente, que abrange apenas setores individuais ou que se relacionam. Então, entender o que deve ser feito para deixar esses dois contextos mais agradáveis facilita bastante a missão.

Como desenvolver o conteúdo da pesquisa?

A pesquisa de clima organizacional pode ser aplicada através de questionários, entrevistas ou painel de debates. Mas nem sempre gestores e responsáveis sabem qual é a melhor opção para sua própria empresa, pois isso requer um exame de vários fatores: perfil comportamental, área de atuação, tempo disponível para realizar o processo e quantidade de trabalhadores são alguns deles.

Por isso, é interessante contar com uma empresa especializada em consultoria de RH para colaborar neste momento.  Ela estará devidamente preparada para encontrar não só o melhor método de aplicação, mas também para orientar no desenvolvimento de perguntas e etapas contidas na pesquisa.

Para completar, a empresa conseguirá ampliar sua visão a respeito de estratégias que ajudem a melhorar o clima organizacional e maximizar seus resultados. Ficou interessado em receber esse auxílio tão importante?

A SOCIIS RH pode oferecer tudo isso e muito mais, pois coloca sempre a agilidade, a ética profissional e a excelência em primeiro lugar. Então, se você deseja atuar corretamente com as melhores metodologias de RH, entre em contato conosco agora mesmo!

Informações sobre a autora:

Bianca Andrade
Psicóloga e Diretora de Recursos Humanos da Sociis RH

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