Enter your keyword

Diário de uma estagiária – Ep. 04: Como me planejar como profissional?

Diário de uma estagiária – Ep. 04: Como me planejar como profissional?

Diário de uma estagiária – Ep. 04: Como me planejar como profissional?

Olá pessoas como estão? Espero que estejam bem.

Nosso tema de hoje é como me planejar como profissional? Em nosso último encontro conversamos sobre como escolher uma boa empresa, hoje vou dizer a vocês como ter uma boa postura profissional e como usar isso a seu favor, para te ajudar a crescer profissionalmente.

Bom, a primeira dica que eu dou para vocês é tenham sempre um caderninho em mãos! Eu particularmente demorei um tempo para entender a importância de carregar sempre uma agendinha comigo, sempre que recebia uma tarefa eu tinha a plena convicção de que iria me lembrar de tudo, porém eu me esquecia de que não tinha uma memória de computador né? Infelizmente. E foi assim que me tornei a louca dos post-it kkkkk. Então pessoal, guardem essa primeira dica no coração de vocês e sempre anotem tudo o que te falarem, prazos, datas, tarefas, telefones, informações que foram ditas em reuniões e etc.

A segunda dica é esteja sempre disponível, não rejeite tarefas de primeira. Quando alguém solicitar a sua ajuda ou então pedir para que você faça algo, se esforce ao máximo para ajudar, mesmo que não esteja exatamente dentro do que você “tem a obrigação de fazer” como estagiário. Isso pode agregar de forma muito positiva para seu conhecimento, até mesmo para que você consiga perceber o seu trabalho de uma melhor forma. Ofereça ajuda e busque mais sobre outros conhecimentos, faça perguntas e não tenha vergonha pois você está ali exatamente para aprender.

Comece a estabelecer metas – a exemplo do que ocorre com o setor de vendas -, mesmo que trabalhe em um setor que não as especifique. Coloque você mesmo prazos para concluir seus trabalhos, pois assim, com toda a certeza, será bem sucedido em suas tarefas. Crie, juntamente com o seu gestor, estratégias que possam aprimorar seu desempenho, pois para concluir as metas planejadas, é preciso ter clareza com o que deve ser realizado, e o seu gestor pode ser uma mão na roda para ajudá-lo.

Monitore também as demandas que você delegou e acompanhe passo a passo em qual estágio está o andamento do processo. Uma vez, fiquei responsável por enviar cartas de avaliação do clima da empresa para todo o Brasil, e como eram mais de 2.000 cartas, eu pedi ajuda, porém não monitorei de perto o que os outros estavam fazendo. Resultado: Um dia antes das avaliações acabarem, eu achei uma caixa debaixo de uma mesa com mais ou menos 200 cartas que ainda não haviam sido enviadas. Imagina o desespero? Então, sempre que você solicitar ajuda acompanhe bem de pertinho até que tudo esteja concluído.

Bom pessoal, essas são apenas algumas dicas para ajudá-los a começarem a se planejar, vejam bem, começar, porque você deve se adequar ao seu próprio jeito e entender qual é a sua melhor metodologia para se planejar e ter sucesso. Um último aviso é de nunca deixar de comemorar as pequenas conquistas que você teve, pois elas irão ajudá-lo a alcançar conquistas ainda maiores.

Até a próxima!

Beijos,

Tay.

Informações sobre a autora

Foto Tayna Blog Sociis RHTayná Ferreira

Acadêmica em Psicologia Organizacional

Sem Comentários

Comente

Your email address will not be published.