Enter your keyword

Consultoria de RH e o Pacto de Desempenho para a sua empresa – Descentralizar ou Distribuir? – Parte 2

Consultoria de RH e o Pacto de Desempenho para a sua empresa – Descentralizar ou Distribuir? – Parte 2

Consultoria de RH e o Pacto de Desempenho para a sua empresa – Descentralizar ou Distribuir? – Parte 2

Olá amigos,

Em nosso último post falamos sobre Pactos de Desempenho, precisamente sobre Indicadores, Padrões e Objetivos. Se ainda não viu, clique aqui e leia o texto para melhor entendimento desta segunda parte.

Vamos conversar mais abertamente sobre o assunto da semana passada. Por isso, pergunto francamente:

Você descentraliza as decisões de sua empresa, ou sua área, promovendo níveis de autonomia entre seus subordinados?

Ou

Você distribui as decisões de sua empresa, ou sua área, promovendo níveis de autonomia entre seus subordinados?

Descentralizar x Distribuir

   Figura 2 – Descentralizar x Distribuir

Permitam-me diferenciar a descentralização da distribuição.

Quando falamos em descentralizar as decisões, queremos reforçar a autonomia para a sua equipe (ou algum colaborador específico). Quando existe a distribuição, a autonomia é compartilhada entre colaboradores e gerência em diversos níveis, mas sempre mantendo a decisão perto do gestor.

Se você respondeu que “sim” às perguntas, existe uma aproximação de sua visão ou planejamento estratégico com a possibilidade de se criar um pacto de desempenho em sua empresa.

Entretanto, se a resposta foi “não”, o processo de pacto de desempenho pode ser desenhado, mas sou forçado a dizer que ele possuirá uma falha. É necessário dar autonomia para que o pacto de desempenho funcione.

Lembre-se, portanto, que a autonomia não deve ser dada a todos os colaboradores, a escolha deve ser bem feita! Para tanto, sirvam-se de técnicas como a avaliação psicológica para determinar perfis adequados de líderes, maturidade profissional e pessoal, entre outras características que tornam o candidato apto ao processo.

Outra análise que deve fazer é se está pronto para o processo de transferência de autonomia. Observamos que 80% dos nossos clientes possuem proprietários e diretores resistentes a este processo, observamos, ainda, que a principal causa é o APEGO aos seus procedimentos.

“O apego é “motivado” por uma sensação originária de desamparo ou desconforto”, de acordo com Bianca Andrade, psicóloga e diretora de RH da Sociis RH. Para lidar com esta sensação, de medo ou receio, nos apegamos a alguém ou algo que nos conforte e nos traga segurança.

No mundo empresarial, o apego está relacionado à dificuldade em desvencilhar-se de um padrão que traz segurança, seja por ser algo cultural dentro da organização, algo já enraizado (a velha máxima do: “isso sempre funcionou assim”), seja pelo mal-estar proporcionado pela incerteza do novo e do desconhecido, completa Bianca.

Desapega Descarrega

 Figura 3 – Já abriu mão de algo?

Escolher como, do que e de quem desapegar é o caminho!

Identificaremos os passos para executar um Pacto de Desempenho em nosso próximo encontro. Até lá!

Foto Cristiano SpeltaCristiano Spelta é consultor, professor de marketing estratégico e diretor de Planejamento e Marketing da Sociis RH. Apaixonado pelo que faz e confesso workaholic e worklover quando se trata de ajudar empresas a melhorar seus processos e otimizar suas equipes em busca de resultados superiores.

Comentários (2)

  1. Junior Souza
    set 3, 2016

    Muito bom esse post!

  2. […] CONSULTORIA DE RH E O PACTO DE DESEMPENHO PARA A SUA EMPRESA – DESCENTRALIZAR OU DISTRIBUIR? &… […]

Comente

Your email address will not be published.