Enter your keyword

Coaching: potencialize sua carreira

Coaching: potencialize sua carreira

Coaching: potencialize sua carreira

Agregar conhecimento, estimular boas práticas e motivar os colaboradores são objetivos que empresas de todos os segmentos devem ter. Algumas delas reconhecem e valorizam a importância de uma ferramenta específica que pode acarretar muitos resultados positivos: o coaching. Trata-se de uma metodologia de desenvolvimento profissional baseada em práticas de carreira que auxilia as pessoas a traçarem metas e conquistá-las por meio do aperfeiçoamento de suas competências e habilidades. Independentemente das experiências anteriores e cargos ocupados, participar de um processo de coaching é uma experiência que promove o autoconhecimento e o crescimento profissional e pessoal, à medida em que prepara as pessoas para os desafios permanentes do mercado de trabalho.

Aplicado ao processo de aprendizagem constante e capacitação, o coaching desponta como uma fonte de ferramentas para que profissionais e principalmente gestores tenham um melhor desempenho em suas funções e, consequentemente, alcancem resultados mais satisfatórios. Conduzido por profissionais especializados, um programa se inicia com a definição de metas de carreira realistas e, depois, estimula-se que o próprio profissional vá tirando suas conclusões a partir da proposição de reflexões e perguntas assertivas. Em seguida vem a fase de traçar os caminhos necessários para atingir os objetivos criados, o que é feito por meio de uma análise sistemática que envolve identificar e trabalhar suas habilidades, valores, qualidades, defeitos, pontos de melhoria, oportunidades etc.

O orientador do programa é um verdadeiro treinador (coach, em inglês) , já que a essência do coaching é ajudar os profissionais a criarem consciência sobre o cenário em que se encontram em sua carreira e potencializar suas escolhas por meio de mudanças e ajustes positivos. São necessárias reuniões periódicas entre o coach e o coachee (pessoa que está sendo orientada), onde técnicas, ferramentas e metodologias são propostas para o aceleramento e otimização dos resultados.

Empresas que têm interesse em potencializar a carreira de seus gestores por meio de programas de coaching devem ter em mente que essas ferramentas são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho e que investir nas habilidades de seus funcionários trará sempre retornos positivos para profissionais e organização. E você, já participou de algum programa de coaching como coach ou como coachee? Compartilhe conosco nos comentários como foi sua experiência e os resultados obtidos.

Jornalista e Relações Públicas, Colaboradora do Blog Da Sociis RH

Informações sobre a autora:

Daniella Maria
Jornalista e relações públicas,
colaboradora do blog da Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Your email address will not be published.