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3 dicas para crescer profissionalmente dentro de uma empresa

3 dicas para crescer profissionalmente dentro de uma empresa

3 dicas para crescer profissionalmente dentro de uma empresa

Sabemos que 3 dicas é muito pouco para tratar de um assunto tão vasto. Mas nosso objetivo é estimular e incentivar, por meio desta breve leitura, a caminhada daqueles que estão em busca de crescimento pessoal e profissional e que, de alguma forma, chegaram até aqui.

Se você está em busca de uma empresa que lhe dê oportunidades de crescimento profissional, ou se você já trabalha em uma organização e deseja crescer dentro dela, seja com uma promoção de cargo ou aumento salarial, aqui vão 3 dicas que podem servir de auxilio e inspiração.

1 – Identificar possibilidades para conquistar territórios

De um modo geral, o que a maioria das empresas espera de um funcionário é: qualificação, compromisso, ética profissional e que seja produtivo em sua função. Entretanto, todas essas qualificações ainda não garantem um futuro promissor dentro de uma empresa. Essas são exigências mínimas que qualquer um, disposto a ocupar uma vaga ou cargo, terá que assumir. Isso significa que se você almeja ter mais do que um simples emprego, deverá mostrar muito mais do que meras habilidades exigidas e estar disposto a fazer melhor do que os seus concorrentes à vaga fariam.

Uma vez conquistada a oportunidade de mostrar seu talento e suas habilidades, o primeiro passo para o crescimento profissional dentro de uma empresa é identificar possibilidades para conquistar territórios. Para isso você precisa conhecer bem a empresa em que está trabalhando ou que irá trabalhar. O que ela faz? quem são seus clientes? há quanto tempo ela existe?… obtenha o máximo de informações sobre como ela atua no mercado, a fim de entender quais são seus meios e métodos de sobrevivência e quais são os concorrentes que ela tem no mercado. Entenda seu funcionamento interno e externo; tente entender o processo de gestão implantado e quais as expectativas de negócio dos seus donos e diretores.

Conhecendo bem o território você poderá visualizar melhor as possibilidades de crescimento. O importante nessa fase é identificar uma demanda ou uma necessidade da empresa, que trará lucros ou benefícios, para seus donos e colaboradores. Tenha sempre em mente esta certeza: Toda empresa tem o seu “Calcanhar de Aquiles”, e saber identificá-lo pode lhe garantir a conquista de um território valioso dentro dela. Uma vez identificado, é hora de criar condições para explorar o território.

O “Calcanhar de Aquiles” de uma empresa pode estar na área comercial; no setor de estoque ou no financeiro; na administração ou até mesmo no marketing. Mas uma coisa é certa, em algum desses setores ela está deficiente ou, no mínimo, precisando de melhorias. E é aí que você entra em cena. Você será A Pessoa que irá propor e realizar as melhorias necessárias. E esteja disposto a fazer o máximo para obter bons resultados. Fazendo o melhor, para tornar as coisas melhores, fará de você um ser humano cada vez melhor, dentro e fora da empresa.

2 – Criar soluções e assumir responsabilidades

Você já está ciente de que conquistar um alto cargo ou crescer dentro de uma empresa não é tarefa fácil. Mas além das dificuldades a serem superadas – como a concorrência que você terá que enfrentar, afinal, certamente você não será o único a disputar esta ou aquela vaga – você terá que assumir responsabilidades que talvez não esteja preparado para elas. Portanto, antes mesmo de se propor a este ou aquele cargo, faça uma análise criteriosa dos benefícios e das responsabilidades que o cargo lhe trará.

Ponha na balança os ganhos e as perdas, pois você terá que abrir mão de algumas coisas em função de outras. Assim é a vida e não será diferente em sua carreira profissional. Pergunte-se a si mesmo: estou disposto a assumir esta responsabilidade para ocupar este cargo? Se a resposta for positiva, então o próximo passo em sua caminhada será criar soluções para os problemas que irá enfrentar pela frente.

Uma vez disposto a enfrentar os desafios para crescer, você deverá assumir o desafio de se tornar grande e adotar a seguinte postura: Eu estou aqui para tornar esta empresa melhor do que ela já é e criar condições para que ela cresça no mercado e se torne uma referência em sua área de atuação. Este é o meu objetivo e a minha obrigação. Pode parecer demagogia, mas não é. Somente os que pensam assim podem agir assim. E só agindo assim você chegará em algum lugar. Do contrário, você será sempre o subordinado de quem pensa e age assim.

Talvez você não consiga fazer com que a empresa cresça tanto quanto gostaria, mas agindo assim certamente você se tornará grande. E os grandes sempre ocuparão o lugar que lhes é devido. Ou seja, se você deseja crescer profissionalmente, deve estar disposto a crescer também humanamente.

Compreendido isto, comece a pensar em criar soluções para os setores da empresa que carecem de aprimoramento ou melhorias. Pense como se fosse você o dono da empresa e tente encontrar um caminho seguro que possa garantir benefícios e ganhos para a empresa. Use todo o seu potencial na área em que escolheu atuar e faça do seu empenho sua oração diária. Dê o melhor de si para encontrar alternativas que promovam bem estar e satisfação a todos os envolvidos no crescimento da empresa, o que inclui também seus clientes e fornecedores.

Pode acreditar: sempre há uma solução inteligente a espera de quem possa enxergá-la. É possível que pequenas ações gerem grandes resultados; o contrário também acontece: soluções mirabolantes para pequenos problemas. E nesse processo de aprimoramento todas as ferramentas que possam auxiliar são válidas, inclusive a intuição. Lembre-se que você agora tem a missão de iluminar o lugar onde passa, seja com uma lanterna ou com um Holofote. Em muitos casos, a solução para um problema pode estar numa simples atitude. Mas em outros casos, os problemas requerem soluções de proporções gigantescas. Porém, uma coisa é fato: só se torna grande aqueles que têm a capacidade de tornar a solução maior do que o problema.

3 – Aprimorar os talentos, a paciência e a humildade

É muito importante manter-se atualizado, em dia com os assuntos que dizem respeito a sua profissão, ou ao cargo que escolheu para ocupar. Portanto, você deve buscar o aprimoramento constante dos seus dons e talentos. Lembre-se que seus concorrentes também estão se aprimorando e muito em breve um deles estará disputando o território com você. Esteja preparado sempre. Porém, não basta estar atualizado e bem qualificado tecnicamente para ter garantia de sucesso profissional. Em sua jornada rumo ao topo da carreira você irá lidar com situações que exigem muito mais habilidade emocional do que conhecimento técnico, pois você estará lidando com pessoas. Por isso, tão importante quanto aprimorar seus conhecimentos, é aprimorar sua paciência, porque você vai precisar.

Além disso, é bom lembrar que alguns objetivos levam tempo para serem alcançados e, quando isso acontecer, a paciência, ou melhor, o aprimoramento dela, fará a diferença entre os amadores e os profissionais; o que por sua vez fará separação entre os fracos e os fortes dentro de uma organização.

Mas além dos talentos e da paciência, você deve aprimorar em igual proporção a humildade. Os arrogantes, ainda que alcancem o mais alto cargo de uma empresa, – o que raramente acontece – não durarão nele por muito tempo, pois eles não sabem lidar com aquilo que é de mais sensível para a maioria das pessoas: O orgulho. Os arrogantes, quando tem seu orgulho ferido, se desestabilizam facilmente. Eles são vítimas da própria vaidade que alimentam dentro de si, à medida em que crescem profissionalmente. E quando alcançam um posto maior dentro de uma empresa, costumam se sentir maiores que os outros. Seja paciente e verá como a queda dos arrogantes é grande e desastrosa. E seja humilde quando ocupar o lugar deles.

Conclusão: tenha em mente de que sucesso e fracasso caminharão sempre juntos, lado a lado, e a sua jornada será do tamanho da sua determinação.

Espero que essas dicas possam servir de auxilio e inspiração em sua caminhada. Se elas foram úteis para você, compartilhe para que elas possam ajudar outros também. Sempre que precisar de orientação ou auxílio, consulte um profissional do ramo, ouça a opinião de pessoas mais influentes e, muito importante, faça parcerias que irão somar em sua trajetória. Uma Empesa de RH e gestão de pessoas, pode ser uma grande aliada em sua jornada profissional; pois além de toda a consultoria necessária, ela pode ajudar você a encontrar a vaga de emprego ideal para seu perfil; pense nisso. Boa sorte e sucesso!

Autor: Breno Andrade R.
Consultor em Marketing Digital

Um Comentário

  1. Diego
    jun 30, 2016

    Ótimas dicas a serem aplicadas por quem visa crescimento e aprimoramento contínuos. Parabéns Sociis RH!

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