Enter your keyword

3 dicas para ser “encontrado” pelo RH das empresas

3 dicas para ser “encontrado” pelo RH das empresas

3 dicas para ser “encontrado” pelo RH das empresas

Os recrutadores recebem centenas – às vezes milhares – de currículos diariamente. Chamar a atenção do RH não é tarefa muito fácil, mesmo tendo o perfil exigido para a vaga.

Listamos algumas ações que podem aumentar a visibilidade do seu currículo e, consequentemente, a possibilidade dele ser escolhido na primeira etapa de todo Processo Seletivo, a “triagem dos currículos”.

1 – Formatação do currículo

Algumas informações são elementares, facilite o trabalho do recrutador, informe sua idade, escolaridade, endereço, telefone (se possível mais de um!) e e-mail. Outras informações devem ser evitadas, como o nome dos pais, número da identidade, cpf, quantidade de filhos e informar que possui nível básico em algum conhecimento específico – Ex. Inglês Básico, Pacote Office Básico, essas informações são irrelevantes e passarão batidas aos olhos do recrutador.

Destaque para as experiências vivenciadas pelo candidato, elas devem ser claras. Seja direto ao explicar determinado cargo ou atribuição, não tente “encher linguiça” para tentar seduzir o recrutador, o tiro pode sair pela culatra.

Colocar ou não foto? Só envie currículo com foto se for exigido. Caso necessário, cuidado ao escolher a foto, esqueça as tiradas em festas, casamentos, academias, etc. Lembre-se, você está procurando um emprego!

Outra dica importante é a quantidade de páginas de um currículo, mais que duas já torna a leitura cansativa. Evite a inclusão de todas as vivências profissionais, informe somente as mais relevantes, de acordo com a vaga a qual está se candidatando. Mantendo-se, assim, um currículo enxuto e direto.

LEIA TAMBÉM: Vai enviar Currículos? Terça-feira é o melhor dia, diz pesquisa

2 – Candidate-se somente a vagas que se enquadrem no seu perfil

Mesmo que você tenha conhecimento em mais de uma área, tenha o cuidado de ter um currículo para cada uma delas. Currículos muito generalistas não chamam a atenção dos recrutadores.

Evite se candidatar a diversas vagas na mesma empresa, pois isto pode parecer desespero. Mesmo que você esteja desesperado para trabalhar, não deixe isto transparecer em nenhum momento do Processo Seletivo (candidatura ou entrevista). Analise a vaga que tem o perfil mais adequado às suas vivências e elabore um currículo exclusivo para esta candidatura.

3 – Cuidado com as informações contidas no currículo

Como diz o ditado: “Mentira tem perna curta”. O candidato que usa este tipo de tática para impressionar o recrutador pode até conseguir em um primeiro momento (triagem do currículo), porém, posteriormente (na entrevista), toda esta estratégia cai por terra. Por isso seja sincero desde o início, você só ganhará pontos agindo desta forma.

Um entrevistador experiente não demora muito para descobrir o que é verdade ou mentira. Com isso, o candidato perde o seu tempo, não consegue a vaga (claro!), e ainda se “queima” com a empresa. Com certeza seu currículo não será considerado caso apareça alguma outra vaga futuramente.

Autores:
Bianca Andrade – Diretora de Recursos Humanos Sociis RH
Raphael Garcez – Gestor Administrativo e Comercial Sociis RH

Comentários (4)

  1. Rodrigo L. Santos
    jul 25, 2016

    Mantendo-me informado todas as semanas. Parabéns pelo trabalho!

  2. Priscilla
    jul 25, 2016

    🙂

  3. Juliano
    jul 26, 2016

    E quando o currículo está ótimo e não somos chamados. O que fazer?

    • RAPHAEL GARCEZ
      jul 26, 2016

      Olá Juliano. Muitos detalhes envolvem o processo de triagem dos currículos. O que pode ser um ótimo currículo para uns, pode não ser para outros. Depende do perfil dos candidatos que a empresa está buscando.
      Vale ressaltar também o período que estamos atravessando, onde muitos profissionais com ótimas vivências estão em busca de recolocação, o que aumenta ainda mais a exigência do mercado.
      Uma dica que posso dar a você é que se mantenha sempre capacitado, faça cursos em sua área, atualize-se.
      Quando possível busque feedbacks. Procure saber porque seu currículo não foi selecionado para determinado processo em que se julgue capacitado. Temos empresas sérias neste segmento que se importam com os candidatos.

      Sucesso em sua trajetória!

Comente

Your email address will not be published.